Javascript de carregamento do Jquery
Portal do Governo Brasileiro

Pesquisar e Conhecer Para Combater o Mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya






Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypit - Anexo novo cronograma

O que é?
O concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti é voltado a todo o sistema educacional brasileiro. Esta iniciativa objetiva originar ações que promovam o combate ao mosquito Aedes aegypti e suas consequências, principalmente o Zika Vírus. O concurso escolherá vídeos de até 90 segundos que apresentem de forma criativa o trabalho desenvolvido nas escolas brasileiras.

Qual o tema?
O tema do concurso é Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti. Assim, as produções deverão considerar o trabalho desenvolvido em cada escola ou unidade de ensino a partir da Semana Pesquisar e Conhecer Para Combater e Aedes Aegypti - 4 a 9 de Abril: Família na Escola.

Como participar
Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria e nível de ensino. O vídeo deverá ser produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até três alunos. As categorias/níveis são:



Os vídeos devem ter, no máximo, 90 segundos de duração, incluindo os créditos. As imagens devem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras fotográficas domésticas que apresentem boa qualidade de imagem e som. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 23 de maio até 31 de maio de 2016.

Clique aqui para acessar o regulamento - Edital.

Clique aqui para acessar a retificação do Edital.

Clique aqui para acessar o novo cronograma do concurso.

Clique aqui para acessar a nota de sua escola.

Clique aqui para acessar o seu número de inscrição.

Clique aqui para acessar os resultados dos recursos.

Clique aqui para acessar os resultados final da fase estadual.

Vencedores

O concurso Pesquisar e Conhecer Para Combater o Aedes aegypti será dividido em duas etapas: Etapa Regional e Etapa Nacional.

Na Etapa Regional, a concorrência será entre os vídeos inscritos em cada categoria/nível por unidade da federação. A Comissão Técnica indicará cinco finalistas em cada categoria/nível e a Comissão Julgadora Final escolherá os vencedores em cada categoria/nível por unidade da federação.

Os vídeos vencedores em cada categoria/nível de cada unidade da federação concorrerão na etapa nacional que elegerá dois vencedores em cada nível/modalidade: um vencedor escolhido pela Comissão Julgadora Final e um vencedor indicado por Júri Popular.

Os vencedores das etapas regionais serão agraciados com certificados a serem entregues em cerimonia realizada na unidade da federação de origem. Os vencedores da etapa nacional serão agraciados com certificados que serão entregues em cerimônia a ser realizada em Brasília e participarão de um curso de formação a ser realizado na capital.

Os finalistas e vencedores serão anunciados no sítio oficial do concurso.

Dúvidas

1. Minha escola foi desclassificada. O que aconteceu?
Se sua escola foi desclassificada, provavelmente, houve descumprimento de algum dos itens do edital.

2. Minha escola é finalista do estado. Estou na etapa nacional?
Em cada estado foram escolhidos cerca de 3 finalistas. Destes 3, apenas 1 finalista das instituições privadas irá para a etapa nacional e apenas 2 das instituições públicas concorrerão na etapa nacional.

3. No meu estado não houve três finalistas. O que aconteceu?
Se seu estado teve número inferior de inscritos, ele não deve ter 3 finalistas estaduais. Se ele teve mais de 3 inscritos e eles empataram na nota dada pelo júri técnico, o seu estado pode ter mais de 3 finalistas em cada categoria.

4. Como saber se minha escola é finalista nacional?
No resultado da etapa regional está publicada a nota final do seu vídeo. Os vídeos que foram finalistas passaram por uma etapa de avaliação da Comissão Julgadora e eles estão indicados como finalistas da etapa estadual no documento de resultado. Os vídeos que foram vencedores da etapa estadual são os finalistas nacionais e também estão indicados no documento que apresenta o resultado do concurso.

5. Este resultado é definitivo? E se eu não concordar com a nota?
Se você não concordar com a nota que seu vídeo recebeu, poderá interpor recurso pelo formulário que está disponível no site até o dia 09 de agosto.

6. O que acontecerá com os vídeos finalistas nacionais?
Os vídeos finalistas nacionais passarão por uma nova etapa de avaliação, a qual será feita pela Comissão Julgadora Final que escolherá um vencedor em cada categoria e nível. Eles também passarão pelo júri popular que escolherá o outro vencedor em cada categoria e nível.

7. Como será o voto do júri popular?
O voto será no site do concurso e vencerá o vídeo que tiver maior número de votos.

8. Como será o voto da Comissão Julgadora Final?
A Comissão votará considerando os critérios previstos no edital.

Se você tiver outras dúvidas, entre em contato pelo email: pesquisareconhecer@mec.gov.br

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal